Notícias do Mar do Brasil e do Offshore...

Falsa promessa de emprego em Santos faz quase 30 pessoas pedirem demissão

FONTE: A TRIBUNA
Síssi Pucciariello
A falsa promessa de emprego na Bacia de Santos, com salário de cerca de R$ 4 mil, mais benefícios, fez com que 26 trabalhadores pedissem demissão de uma empresa do Rio Grande do Sul e viessem para a Baixada Santista. Mas era tudo golpe. O sonho de uma vida melhor terminou na porta de um restaurante do Centro de Santos, onde foram abandonados por um dos golpistas.

Petroleira HRT quer novo sócio na África

FONTE: REVISTA GRANDES CONTRUÇÕES
Após resultado negativo no primeiro poço, empresa vai ao mercado em busca de parceiros para dividir riscos
Fonte: Brasil Econômico

Fórum de inovações em petróleo e gás na UFPE

FONTE: NE10
Entre os dias 3 e 5 de junho acontece o III Fórum UFPETRO - Inovações em Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, no Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
451.2

Desenvolvimento petrolífero na África Oriental

FONTE: RAC.COM.BR
Países da África Oriental estão correndo para desenvolver a infra-estrutura seguindo recentes descobertas de petróleo, mas os interesses concorrentes e as rivalidades políticas poderiam impedir que a região aproveitando sua riqueza recém-descoberta. Gráfico mostra os projetos atuais e propostas de infra-estrutura de petróleo.

Maersk mantém confiança em 2013

FONTE: PORTAL NAVAL
Em linha com o desaquecimento da economia mundial, o volume movimentado pela Maersk Line nas trocas com o Brasil ficou inalterado no primeiro trimestre do ano. A empresa, maior armador de longo curso do mundo e terceiro nos tráfegos que envolvem o Brasil, transportou 70 mil Feus (contêineres de 40 pés) de janeiro a março deste ano, sendo metade importação e metade exportação.

Wilson Sons opera reboque de três blocos de concreto no Porto do Açu

FONTE: REVISTA GRANDES CONTRUÇÕES
Em operações especiais no Rio de Janeiro e em Pernambuco, a Wilson Sons Rebocadores participou da operação de manobras nos portos do Açu (RJ) e de Suape (PE). N
Fonte: Petro Notícias

Praticagem de Santos iniciou simulações que definirão novos limites do canal do Porto de Santos

FONTE: SANTOS MODAL
Tendo em vista o estreitamento do canal de entrada do Porto de Santos, que ocorrerá para permitir a homologação de maior profundidade, a Praticagem de Santos propôs às Autoridades Marítima e Portuária a realização de manobras em simulador.

Tecon Salvador é alternativa para escoamento de commodities na Bahia

FONTE: PORTAL NAVAL
O potencial exportador de commodities agrícolas via Salvador é hoje uma realidade, em especial para os produtores baianos. Além de se localizar na menor distância das áreas produtoras, as vantagens competitivas do porto da capital baiana também envolvem redução do custo do frete rodoviário, menor risco de acidentes, evitando roubo de cargas e avarias, entre outras vantagens.

Caminhões voltam a congestionar acesso ao porto de Santos

FONTE: R7
Por Laiz Souza
SÃO PAULO, 28 Mai (Reuters) - As principais rodovias de acesso ao porto de Santos, o principal do país, voltaram a registrar congestionamentos quilométricos nesta terça-feira, prejudicando as exportações de produtos agrícolas e outros bens do país.

Dilma deve vetar renovação de concessão de terminais

FONTE: SENADO NA MÍDIA
Texto se referia a contratos em portos públicos, posteriores a fevereiro de 1993
Governo teme que emenda possa levar concessionários a exigir, na Justiça, a extensão dos serviços
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
451.1

Governo planeja a concessão de 52 áreas de portos públicos

FONTE: REVISTA VEJA
Edital de concessão de terminais em Santos e no Pará deve sair em setembro
O governo Dilma planeja o lançamento de um lote primário de licitações, oferecendo 52 terminais em portos públicos para a exploração pelo setor privado. Na lista, 26 deles estão no porto de Santos e os outros 26, em portos públicos do Pará. O projeto prevê que os primeiros editais sejam divulgados ainda em setembro e que, no mês seguinte, haja licitações.


Notícias do Mar e do Offshore...

Petrobras garante preço baixo a sócio em Pasadena

FONTE: REVISTA GRANDES CONTRUÇÕES
Os documentos mostram que a Petrobras se comprometeu a vender, por 15 anos, petróleo a um preço que garantisse aos belgas um retorno mínimo no negócio de 6,9% ao ano, já excluindo taxas e impostos
Fonte: Gazeta do Povo (PR)

Presidente sudanês ameaça Sudão do Sul de bloquear exploração petrolífera

FONTE: REVISTA ISTO É
CARTUM, 27 Mai 2013 (AFP) - O presidente sudanês, Omar el Beshir, ameaçou nesta segunda-feira fechar os oleodutos por onde o Sudão do Sul exporta seu petróleo se o regime de Juba continuar apoiando os rebeldes, enfrentando as forças de Cartum.

Petrobras bate novo recorde de processamento nas refinarias

FONTE: EXPRESSO MT
A Petrobras informou nesta segunda-feira (27) atingiu novo recorde diário de processamento de petróleo em suas refinarias no Brasil. Segundo a estatal, em 26 de maio foram produzidos 2,17 milhões de barris. O resultado ultrapassa a marca anterior, de 2,149 milhões de barris, alcançada em 7 de abril.

Navio se desprende e deixa quatro trabalhadores feridos em estaleiro

FONTE: PORTAL NAVAL
Um navio que está sendo construído no Estaleiro Rio Nave, na área portuária do Caju, se desprendeu da carreira onde era mantido e se lançou ao mar, deixando quatro trabalhadores feridos. O acidente ocorreu na manhã do último sábado (25), segundo nota divulgada pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ).

Ministério multa 25 empresas do Porto do Açu

FONTE: R7
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) multou 25 empresas que atuam na construção do Porto do Açu, empreendimento da LLX no norte fluminense. Foram registrados 252 autos de infração em decorrência de irregularidades detectadas em operação encerrada na última sexta-feira. A fiscalização no empreendimento do grupo EBX, de Eike Batista, envolveu uma força-tarefa de Brasília, Rio e Campos dos Goyatacazes e levou duas semanas.

Marinha treina segurança para Copa das Confederações

FONTE: NE10
Cerca de 2.500 militares da Marinha participarão do esquema de segurança em três das seis cidades que sediarão jogos da Copa das Confederações: Rio de Janeiro, Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Na capital baiana, a Marinha ficará no Comando Coordenador da Defesa. Serão empregados navios, lanchas-patrulha e helicópteros.

China acessou detalhes sobre armas dos EUA, diz relatório

FONTE: R7
WASHINGTON/CANBERRA, 28 Mai (Reuters) - Hackers chineses obtiveram acesso a projetos relativos a mais de 20 importantes sistemas bélicos dos EUA, segundo um relatório dos EUA divulgado na segunda-feira.

Wilson Sons Rebocadores realiza operações especiais

FONTE: PORTAL NAVAL
A Wilson Sons Rebocadores participou nos últimos dias de duas operações especiais. Em Suape (PE), a companhia realizou na última segunda-feira (20) as manobras do petroleiro Zumbi dos Palmares, da Transpetro, que deixou a área do Estaleiro Atlântico Sul.


Notícias do Mar e do Offshore...

BP investirá US$2,85 bi no maior campo de petróleo do Iraque

FONTE: REVISTA GRANDES CONTRUÇÕES
Reforçar a produção do campo de Rumaila é vital para o país alcançar sua ambição de elevar as exportações de petróleo a 6 milhões de barris por dia (bpd) até 2017

Brasil fará maior leilão de petróleo do mundo

FONTE: ABINEE
O Globo
O governo federal decidiu antecipar para a segunda quinzena de outubro, em vez de novembro, o primeiro leilão de petróleo do pré-sal sob o novo regime de partilha. Será oferecida a área de Libra, na Bacia de Santos, que, segundo estimativas recém-concluídas, pode ter reservas entre oito bilhões e 12 bilhões de barris de petróleo equivalente. Será a maior reserva já ofertada em um único leilão em todo o mundo.

Petrobras vende 12% de participação em bloco na Tanzânia

FONTE: EXPRESSO MT
Contrato de 'farm out' foi assinado com a Statoil.
Petrobras não informou os valores envolvidos na transação.

Novo navio-patrulha da Marinha vai defender Amazônia Azul e Pré-Sal

FONTE: IG
Embarcação fará fiscalização da costa e operações contra contrabando, tráfico de drogas e armas e combate à pirataria. "Apa" vai atuar já nos Grandes Eventos
Navio-patrulha Apa, que chegou ao Rio, vai atuar na defesa da "Amazônia Azul" e do petróleo do Pré-Sal

MME e ANP divergem sobre bônus do leilão do pré-sal

FONTE: R7
Por Sabrina Lorenzi
RIO DE JANEIRO, 24 Mai (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirmou nesta sexta-feira que o bônus de assinatura a ser ofertado pelas empresas no leilão de áreas do pré-sal, antecipado para outubro, terá um valor fixo, conforme havia dito na véspera a diretora-geral da reguladora, Magda Chambriard.

Petrobrás decide manter ativos da empresa na Argentina

Em comunicado, estatal diz que não aprovou a operação de venda, mas não detalhou as propostas obtidas
Agência Estado
SÃO PAULO - A diretoria da Petrobrás não aprovou a operação de venda dos ativos na Argentina, "a partir das propostas obtidas". No entanto, a Petrobrás não deu detalhes sobre a proposta em questão. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a estatal destacou que essa decisão não altera o plano de desinvestimentos.

ANP antecipa leilão do Pré-sal com reservas de 10 bi de barris

FONTE: ABDIB
O governo decidiu antecipar para outubro o primeiro leilão do pré-sal, no qual vai oferecer a área de Libra, na Bacia de Santos, a maior descoberta de petróleo já feita no país. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), novos estudos na região permitem estimar reservas entre 9 e 12 bilhões de barris.

Simulações que definirão novos limites do canal do Porto de Santos começam segunda-feira

FONTE: JORNOW
Tendo em vista o estreitamento do canal de entrada do Porto de Santos, que ocorrerá para permitir a homologação de maior profundidade, a Praticagem de Santos propôs às Autoridades Marítima e Portuária a realização de manobras em simulador.

Com chuvas, Santos volta a ter atrasos nos embarques e filas de caminhões

FONTE: R7
Por Gustavo Bonato
SÃO PAULO, 24 Mai (Reuters) - As principais rodovias de acesso ao porto de Santos, o maior da América Latina, voltaram a ficar congestionados de caminhões, com a chuva dos últimos dias prejudicando o escoamento da safra de grãos e de açúcar.

Braskem negocia apoio do BNDES para Comperj

FONTE: REVISTA GRANDES CONTRUÇÕES
A ideia da Braskem é utilizar o gás do pré-sal como matéria prima para alimentar o complexo petroquímico.
A Braskem está negociando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um apoio à construção de polo petroquímico no Rio de Janeiro (Comperj) a partir de 2014, segundo o presidente do companhia, Carlos Fadigas.

BP investirá US$2,85 bi no maior campo de petróleo do Iraque

FONTE: REVISTA GRANDES CONTRUÇÕES
Reforçar a produção do campo de Rumaila é vital para o país alcançar sua ambição de elevar as exportações de petróleo a 6 milhões de barris por dia (bpd) até 2017

São Paulo ganhará segundo navio de pesquisa

FONTE: PORTAL NAVAL
A comunidade científica do estado de São Paulo ganhará, nas próximas semanas, uma segunda embarcação para pesquisas oceanográficas. Trata-se do barco Alpha Delphini, que deverá iniciar, em duas semanas, sua primeira expedição científica.

Ecorodovias define plano de expansão do Tecondi

FONTE: BLOGRISTEC
O grupo Ecorodovias investirá R$ 75 milhões neste ano na expansão de seu braço portuário, em Santos (SP), antes chamado de complexo Tecondi e batizado nesta semana de Ecoporto Santos. O aporte integra um pacote de R$ 200 milhões que serão investidos nos próximos anos no negócio portuário do grupo. A holding comprou o primeiro ativo portuário de operação de contêineres no ano passado e, após concluir a integração da marca, se prepara para avançar na oferta integrada de serviços.

O furo n'água da HRT

FONTE: REVISTA ISTO É
Por Cláudio GRADILONE
Papéis avulsos
A HRT divulgou duas notícias ruins para seus acionistas na segunda-feira 20. A primeira veio da África: a petrolífera encontrou óleo na Namíbia, mas não em volume comercial. A segunda veio da Amazônia: um poço na região do Solimões que demonstrava ter indícios de petróleo mostrou ter apenas água.

Problemas técnicos no Porto de Santos atrasam embarque da soja

FONTE: BRASIL COMEX
Uma fila enorme de caminhões se formou na estrada de acesso ao porto. Empresa chinesa cancelou compra de soja do Brasil por causa dos atrasos.
Enquanto a produção de grãos segue em ritmo acelerado, o transporte fica parado nas estradas. Na rodovia Anchieta, que dá acesso ao Porto de Santos, a fila de caminhões chegou a 12 quilômetros na segunda-feira (22).


Notícias do Mar e do Offshore...

Petrobras descobre óleo de boa qualidade no poço de Florim, no pré-sal da Bacia de Santos

FONTE: CIDADE BIZ
A Petrobras concluiu a perfuração e o teste de formação do poço descobridor de petróleo na área da Cessão Onerosa denominada Florim, no pré-sal da Bacia de Santos. O poço, informalmente conhecido como Florim, está localizado em profundidade de 2.009 metros, a uma distância de 206 km da costa do estado do Rio de Janeiro.

ANP antecipa leilão do Pré-sal com reservas de barris

FONTE: BRASIL ECONÔMICO
A área a ser leiloada é a de Libra, que fica ao norte da Bacia de Santos. Esta foi a maior descoberta de petróleo já feita no Brasil.
O governo decidiu antecipar para outubro o primeiro leilão do pré-sal, no qual vai oferecer a área de Libra, na Bacia de Santos, a maior descoberta de petróleo já feita no país.

Primeiro leilão do pré-sal será em outubro. Edital sai em 15 dias

O edital do primeiro leilão do pré-sal, referente à área de Libra, na Bacia de Santos, a cerca de 183 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, deverá ser publicado dentro de 15 dias. O leilão está previsto para outubro e será sob o regime de partilha, conforme foi publicado hoje (23) no Diário Oficial da União.

Petrobras encontra petróleo de boa qualidade em área do pré-sal

FONTE: BRASILIA EM TEMPO REAL
A descoberta de petróleo de boa qualidade, no pré-sal da Bacia de Santos, foi anunciada esta noite pela Petrobras. O poço descobridor fica na área denominada Florim, a uma distância de 206 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.

Petrobras vê paradas em plataformas no 2o semestre

FONTE: REVISTA GRANDES CONSTRUÇÕES
A Petrobras continuará realizando paradas para manutenção em plataformas no segundo semestre do ano, disse nesta quarta-feira a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, durante uma audiência no Congresso.

Transpetro retoma contratos de 12 navios por R$ 4,2 bi com EAS

FONTE: PORTAL NAVAL
Depois de negociações que se estenderam por um ano, a Transpetro chegou a um acordo com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A empresa, subsidiária de logística da Petrobras, aceitou retomar a construção de doze navios com o EAS, suspensa desde maio de 2012.

Nova profundidade em 10 dias

FONTE: PORTAL NAVAL
Em cerca de 10 dias, o Porto de Santos poderá receber navios com calados (a distância entre a linha d´água e o fundo da embarcação) maiores do que os permitidos atualmente. Na prática, isso significa que os cargueiros que escalarão no complexo poderão movimentar mais produtos por viagem, reduzindo o custo logístico das mercadorias operadas na região.

Após um ano, Transpetro retoma contratos de 12 navios com o Estaleiro Atlântico Sul

FONTE: CIDADE BIZ
A Transpetro assinou nesta semana os aditivos para a retomada dos contratos de compra e venda de 12 navios encomendados ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que estavam suspensos desde maio do ano passado. O EAS enfrentava uma série de dificuldades financeiras e operacionais. Em março de 2012, o estaleiro perdeu a Samsung como sua parceira tecnológica.

Grande desafio para exportações está na modernização de portos e armazéns

FONTE: AGROLINK
O grande desafio do agronegócio brasileiro hoje é conseguir que o setor público melhore e modernize a logística para o escoamento da produção de grãos destinada ao mercado externo, afirmou a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, durante encontro com o ministro dos Transportes, Cesar Borges, na terça-feira (22), na sede da entidade em Brasília.


Notícias do Mar...Offshore...

Graça Foster diz que Petrobras não pretende sair da Argentina

FONTE: POP.COM.BR
A presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou nesta terça-feira, dia 22, que a empresa não pretende sair completamente da Argentina. "Estamos há muitos anos lá e não pretendemos deixar o país de jeito nenhum".

OGX poderá triplicar produção em mar até abril de 2014

FONTE: BRASIL ECONOMICO
De acordo com a OGX, a estrutura carbonática de Tubarão Azul está entre os fatores que explicam os problemas operacionais no campo.
Também há perspectiva de a empresa elevar expressivamente a produção de gás natural, estratégica para o abastecimento das térmicas da irmã e sócia MPX.

Empresa de Eike apresentará novo volume de gás para garantir térmica

FONTE: TERRA
A MPX Energia informou nesta quarta-feira que será apresentado à Agência Nacional do Petróleo (ANP) um novo plano de desenvolvimento do campo de Gavião Branco, na bacia do Parnaíba, com estimativas de volumes adicionais de gás natural que incluem resultados recentes da perfuração.

HRT busca parceiro na África e alternativa para Amazônia

 FONTE: R7
As últimas duas semanas têm sido extremamente conturbadas para a petroleira HRT. Depois de enfrentar uma troca de comando - na diretoria executiva e no conselho de administração -, a companhia precisou convocar nesta quarta-feira uma teleconferência com analistas para minimizar os estragos causados pelo resultado frustrado do primeiro poço perfurado na Namíbia, África.

Eike Batista fecha escritório no RJ; empresa nega crise

FONTE: O DOCUMENTO
A notícia do fechamento do escritório da empresa LLX, do empresário Eike Batista, em São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro, assustou os funcionários que trabalham no local nesta quarta-feira.

Governo autoriza para outubro 1º leilão de área do pré-sal

FONTE: PORTAL AZ
O Conselho Nacional de Política Energética autorizou, em texto publicado no "Diário Oficial" nesta quinta-feira (23), a realização da 1ª rodada de licitação sob regime de partilha na área de petróleo do pré-sal para outubro. Com isso, o governo antecipou o leilão para um mês antes do previsto.

Petrobras conclui captação de US$ 11 bilhões em títulos de dívida

FONTE: JORNAL DO BRASIL
A Petrobras concluiu, em 20 de maio, através da sua subsidiária integral Petrobras Global Finance B.V. ("PGF"), a oferta de títulos no mercado de capitais internacional (Global Notes) no montante de US$ 11 bilhões. A operação, precificada no dia 13 de maio de 2013,

Em dez anos, empregos no setor naval aumentaram de 2 mil para 54 mil

FONTE: ABDIB
De acordo coma Dilma Rousseff, em dez anos, o número de empregos gerados pela indústria naval saltou de 2 mil empregos em 2003 para 54 mil empregos em 2013.

Veto pode afetar investimento de armadores em portos

FONTE: ABDIB
A presidente Dilma Rousseff pode vetar uma emenda à Medida Provisória dos Portos que prejudica grandes operadores de navios que queiram investir nos portos públicos do país. Sem acordo com o governo, o relator da medida, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), incluiu uma emenda que limita a 5% a participação dos operadores de navios,

Barco Alpha Delphini faz sua primeira expedição científica

FONTE: JORNAL DO BRASIL
A comunidade científica do Estado de São Paulo ganhará nas próximas semanas uma segunda nova embarcação, em um período de um ano, para a realização de pesquisas oceanográficas. Trata-se do barco Alpha Delphini, que deverá iniciar na primeira semana de junho sua primeira expedição científica.

Porto da Vale carrega recorde de 400 mil t de minério

FONTE: REVISTA GRANDES CONTRUÇÕES
O Porto de Tubarão, operado pela mineradora Vale, realiza até quarta-feira o maior carregamento de minério de ferro de sua história
Fonte: Reuters

Porto de Tubarão realiza maior carregamento de sua história

FONTE: PORTAL NAVAL
Depois de passar por um processo de dragagem e de adequação de seu píer, o Porto de Tubarão realiza até esta quarta-feira, dia 22 de maio, o primeiro carregamento total de um navio do tipo Valemax, o maior mineraleiro do mundo, com capacidade total de 400 mil toneladas.

Scanners operam até o fim do mês

FONTE: PORTAL NAVAL
A Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos) divulgou, na terça-feira (21), que a área de cargas perigosas e o scanner do Porto do Pecém passarão a operar até o fim deste mês. Conforme nota da assessoria de imprensa da empresa que administra o terminal, as duas instalações estão em fase final de testes. O objetivo é facilitar a movimentação de mercadorias.


Demônios

"Os únicos demônios neste mundo são os que perambulam em nossos corações, e é aí que as nossas batalhas devem ser travadas." Maha...