O Porto do Açu recebeu no último sábado (12) o primeiro navio no Terminal Multicargas (Tmult) do empreendimento e começou segunda-feira (14) a primeira operação de embarque. O navio Turquoise Ocean, da Libéria, é do tipo handymax e será carregado com 30 mil toneladas de bauxita. O produto, que é da empresa Votorantim Metais, está sendo extraído da sua unidade de Miraí-MG e será exportado para a China.
— Este é um marco histórico para o Porto do Açu, com a criação de uma nova alternativa para escoamento de granéis sólidos minerais e carga geral. Com a operação do Tmult nos tornamos a principal alternativa para o mercado do Norte Fluminense, além de sermos muito competitivos para cargas do Espírito Santo e Minas Gerais. É um novo porto de carga geral no Rio de Janeiro — destaca Eduardo Parente, presidente da Prumo.
Esta primeira operação do Tmult, que começou a receber bauxita no final de julho, é um embarque teste — que será concluída até sexta —, onde serão ajustados os tempos da operação e dos equipamentos.
O contrato com a Votorantim prevê a movimentação de 300 mil toneladas por ano de bauxita e coque. No total, o Tmult deve movimentar 2 milhões de toneladas de bauxita por ano.
Além da bauxita e do coque, a previsão é que o Tmult movimente outros produtos, como carvão, clinquer, fertilizantes e rochas ornamentais, além de contêiner e veículos.
Tmult — Com dois berços instalados em 500 metros de cais, o Tmult tem capacidade para movimentação de 4 milhões de toneladas por ano (entre granéis sólidos e carga geral). Com 14,5 metros de profundidade, o terminal pode receber navios Panamax.
O Tmult conta com 3 pátios com capacidade estática de armazenamento superior a 100 mil toneladas de granéis sólidos e 20 mil toneladas de carga geral.
Fonte: Folha da Manhã