Se as razões da falta de vergonha no Brasil fossem limitadas a quantidade de bundas, peitos, dancinhas na boca da garrafa, quadradinho de oito e o famoso 7x1, todos expostos nos meios de comunicação, juro que me sentiria num país com futuro promissor. Dado o nível da sem vergonhice, o que eu descrevi acima é bobagem perto da catástrofe moral em que o país vive.
Aqui, realmente, a única vergonha é da celulite e da gordura localizada. E para te provar, olha a informação que vou te dar… Os brasileiros gastam mais com salão de beleza do que com educação, num total de R$20,3 bilhões, segundo a FECOMERCIO/SP! Isso mesmo! BILHÕES! E, pasme!  Mais da metade deste valor quem gasta é a classe C, responsável pela bagatela de 11,8 bilhões da fatia da pizza, aliás, da “fatia da mesoterapia”…
Fazendo uma correlação entre o quadradinho de oito e o gasto com beleza,  considero que os meios de comunicação deveriam expor menos essa quantidade exacerbada de bundas e peitos perfeitos, para mostrar exemplos maravilhosos de pessoas dignas, trabalhadoras, honradas, solidárias e gentis.
Talvez com a massificação do bom exemplo,  haveria uma grande parte da população empenhada em fazer tratamento contra cinismo, hipocrisia, roubo, safadeza com dinheiro público etc, e põe ETC nisso…
Estamos ávidos por exemplos, e nossos exemplos estão ávidos por serem bons. Eu acredito piamente que os exemplos estão cansados de serem maus.
Mas sabe qual é o pior exemplo da sociedade brasileira? É apontar o dedo para o outro. Isso que as  mamães  ensinam que é feio por volta dos 3 ou 4 anos de idade….  Teve muita gente que aprendeu que isso não se faz, mas teve um pessoal “porreta”, os famosos sabidões, espertalhões, que “sempre se dão bem” e que pararam no túnel da educação e detonam sempre o outro como o culpado pela “joça que está o Brasil”.
 Parar o carro na vaga para pessoas com deficiência, sem ser uma delas. CULPA DO PT.
Jogar lixo na praia. CULPA DA DILMA
Ultrapassar sinal vermelho. CULPA DA MULHER MELANCIA.
Ligar o som alto depois das 22h. CULPA DO FELICIANO.
Fazer fila tripla no trânsito, quando apenas dois carros podem passar. CULPA DO 7X1.
Levar o pitbull para passear sem focinheira. CULPA DO BOZO.
Fazer xixi na rua. CULPA DO PREFEITO.
Motorista de ônibus não parar no ponto. CULPA DO UBER.
Taxista mal intencionado. CULPA DO TAXISTA BEM INTENCIONADO.
Intimidar colegas de trabalho. CULPA DA INTELIGÊNCIA ALHEIA.
Assediar sexual e moralmente subordinados. CULPA TAMBÉM DO PT.
Há culpas para todos os atos de cidadania, nunca somos nós os culpados pela desmoralização da nossa sociedade. Estamos tão fechados para entender que só iremos mudar os de cima, que tanto criticamos, quando mudarmos os de baixo, com as nossas próprias ações.
Se existem Cunhas, é porque não existiram cidadãos que deram bons exemplos. Para menos Cunhas, mais bons exemplos de atos de cidadania de cada um de nós.
Será que dá pra mudar?
Já que a culpa é minha, acho que dá.
Fabiana Bentes