Porto do Açu, orgulho do povo Sanjoanense, obra de um visionário!

PORTO DO AÇU: INICIO DAS OPERAÇÕES DO 2º TERMINAL COM BAUXITA DA VOTORANTIM METAIS
Robert Ferreira de Carvalho

Consultoria Imobiliária ( CRECI-RJ 6424) e Empresarial,Prospecção de Áreas para Desenv. Urbano, Logística,Incorporações

PORTO DO AÇU: INICIO DAS OPERAÇÕES DO 2º TERMINAL COM BAUXITA DA VOTORANTIM METAIS

O Porto do Açu recebeu no último sábado (12) o primeiro navio no Terminal Multicargas (Tmult) do empreendimento e começou segunda-feira (14) a primeira operação de embarque. O navio Turquoise Ocean, da Libéria, é do tipo handymax e será carregado com 30 mil toneladas de bauxita. O produto, que é da empresa Votorantim Metais, está sendo extraído da sua unidade de Miraí-MG e será exportado para a China.
— Este é um marco histórico para o Porto do Açu, com a criação de uma nova alternativa para escoamento de granéis sólidos minerais e carga geral. Com a operação do Tmult nos tornamos a principal alternativa para o mercado do Norte Fluminense, além de sermos muito competitivos para cargas do Espírito Santo e Minas Gerais. É um novo porto de carga geral no Rio de Janeiro — destaca Eduardo Parente, presidente da Prumo.
Esta primeira operação do Tmult, que começou a receber bauxita no final de julho, é um embarque teste — que será concluída até sexta —, onde serão ajustados os tempos da operação e dos equipamentos.
O contrato com a Votorantim prevê a movimentação de 300 mil toneladas por ano de bauxita e coque. No total, o Tmult deve movimentar 2 milhões de toneladas de bauxita por ano.
Além da bauxita e do coque, a previsão é que o Tmult movimente outros produtos, como carvão, clinquer, fertilizantes e rochas ornamentais, além de contêiner e veículos.
Tmult — Com dois berços instalados em 500 metros de cais, o Tmult tem capacidade para movimentação de 4 milhões de toneladas por ano (entre granéis sólidos e carga geral). Com 14,5 metros de profundidade, o terminal pode receber navios Panamax.
O Tmult conta com 3 pátios com capacidade estática de armazenamento superior a 100 mil toneladas de granéis sólidos e 20 mil toneladas de carga geral.
Fonte: Folha da Manhã 

Influenciando pessoas, para o bem é lógico!

6 simples maneiras de influenciar as pessoas (mas use para o bem!)
João Paulo Pacifico

Empreendedor no Grupo Gaia

6 simples maneiras de influenciar as pessoas (mas use para o bem!)

Olá!!!
Apesar da enorme importância, a maioria das pessoas sabe muito pouco sobre oscomportamentos automáticos nas tomadas de decisão.
Para tomarmos decisões, precisamos e utilizamos atalhos que nos auxiliam consciente ou inconscientemente.
Ao conhecer essas ferramentas, podemos utilizá-las na estratégia de convencimento, além de evitar cair em armadilhas.
Antes de começar, seguem alguns fatos interessantes...
Vc sabia que quando pedimos um favor seremos mais bem sucedidos se fornecermos uma razão?
Mesmo que a razão seja bem superficial o pedido terá mais chance de ser aceito. Exemplo: “posso passar na sua frente porque estou com pressa” é muito mais efetivo do que “posso passar na frente”.
Outro exemplo muito utilizado por vendedores parte do princípio que a nossa avaliação depende do que foi visto antes...
Exemplo: vc vai a uma loja e pede para ver camisas.  O vendedor começa mostrando o item mais caro, pois depois os demais não irão parecer tão caros.  Corretores de imóveis começam com algo pior e carodepois quando mostram uma opção melhor e mais barata a percepção é outra.
O texto é bem grande (mas passa rápido) e os princípios são super interessantes… aproveite!!!

1. Reciprocidade:  
As pessoas se sentem devedoras quando algo é feito por elas.
Os hare krishnas pediam dinheiro na rua e não conseguiam doações.  Mudaram a estratégia e passaram a dar flores para as pessoas, com isso passaram a captar muito mais!  Com todo o respeito aos hare krishnas, ainda bem que eu nunca caí nessa.
Em outro estudo sobre reciprocidade: uma pessoa comprava uma Coca-Cola para outra sem que a mesma tivesse pedido.  Depois pedia que a pessoa que recebeu a Coca comprasse uma rifa.  A taxa de conversão foi muito mais alta do que nos casos em que não houve um favor prévio.
3 Dicas para utilizar a reciprocidade:
  • Ofereça algo antes: a pessoa ficará devedora com vc
  • Ofereça algo exclusivo: a pessoa se sentirá especial
  • Personalize a oferta: faça com que a pessoa saiba que partiu de vc.
ATENÇÃO: uma forma de se defender quando alguém te der algo por interesse aceite mas não retribua.  "Como assim?”, vc deve estar pensando. Explico: Se ela quis te “explorar” te dando algo, vc usa a lei da reciprocidade e a “explora” não dando nada em troca…rsrs…
Logo após alguém fazer um favor, quem recebeu valoriza mais do que quem fez. Com o passar do tempo a relação se inverte e quem fez o favor passa a valorizá-lo mais. E assim nascem os ingratos...

2. Compromisso e Consistência:
As pessoas querem ser consistentes nos seus atos. 
Os que não mantêm uma consistência nas suas palavras e crenças são vistos como confusos, sem palavra…  por outro lado, as pessoas que mantém consistência são ditas lógicas, racionais e estáveis.
Por conta disso, às vezes somos consistentes mesmo em situações onde seria melhor não ser.
Em um estudo, os pesquisadores pediram a metade dos moradores de um condomínio que assinassem um manifesto em prol dos deficientes físicos, algo simples e por isso todos assinaram.
Duas semanas depois voltaram, mas dessa vez foram a todos os apartamentospedindo doações para uma associação de deficientes físicos. Da metade que não tinha visto nem assinado o manifesto pouco mais da metade doou. Dos que assinaram,  92% doaram.
Vc já deve ter percebido quando o vendedor fica tentando tirar declarações suas para depois usá-las para te convencer.  Mas assim que perceber, diga “Meu caro, vc está usando o Princípio do Compromisso e Consistência que aprendi no LinkedIn e não vou cair nessa…”…hahaha….
Na Gaia no início do semestre fazemos um evento e todos vão no palco falar das suas metas e kpis, com isso o comprometimento com o resultado fica muito maior, já que no final do período todos deverão ir lá e dizer como foi.

3. Prova Social:
Quando várias pessoas fazem algo, a tendência dos demais é fazerem também.
Esse é um dos fenômenos mais conhecidos e praticados por todos nós.
Começando pelo clássico exemplo do restaurante... normalmente não entramos em um restaurante que esteja vazio.  
Todas aquelas propagandas que mostram que tal empreendimento foi um sucesso, últimas unidades, etc... procuram pegar o cliente utilizando este princípio.
Me lembro de ter lido (há muitos anos) que no início da carreira os Mamonas Assassinas contratavam “fãs” para recebê-los no aeroporto...isso atiçava a curiosidade dos demais.
Dois pesquisadores fizeram um estudo onde simulavam um ataque epilético que seria visto por uma pessoa ou por um grupo. 
Quando apenas uma pessoa presenciava o ataque epilético, o índice deajuda foi de 85%, porém quando ao menos 5 pessoas estavam por perto esse índice caiu para 31%.  Como havia mais gente ao redor a “responsabilidade” de cada uma era entendida como menor (ninguém ajudava pq ninguém ajudava...).

 4. Afinidade
As pessoas preferem dizer sim para quem elas conhecem e gostam. 
Parece óbvio, mas muita gente não se atenta a isso. 
Quando a Oprah Winfrey juntou-se a campanha presidencial do Barack Obama os níveis da aprovação do candidato subiram automaticamente.  Por ser alguém com quem os eleitores se identificavam, a apresentadora teve influência no voto de muita gente.
É muito comum ao conhecer alguém procurarmos descobrir amigos (e interesses) em comum, isso gera afinidade e facilita a aproximação.
As pessoas tb favorecem quem é fisicamente mais atrativoparecido com elas ou que as elogiou (elogio todos gostam, não bajulação que tem o efeito inverso). 

5. Autoridade 
As pessoas seguem as autoridades no assunto. 
Títulos, Cargos, roupas e até carros caros são fatores que “dão” credibilidade e fazem as pessoas serem mais ouvidas.
Quando um anúncio de pasta de dente é feito por um dentista, o objetivo é dar a credibilidade da autoridade ao produto.
Na comunicação as pessoas mudam o tom de voz e a velocidade da fala de acordo com a posição de autoridade. 
Um estudo analisando entrevistas do programa Larry King Live mostrou que oentrevistador mudou o tom e a velocidade quando entrevistou pessoas com mais prestígio, tais como Bill Clinton, George Bush e Barbara Streisand, mas manteve o mesmo tom quando falou com outros com menor status como Spike Lee e Julie Andrews.
Recentemente assisti a uma apresentação sobre o que influencia a escolha entre etanol ou gasolina no Brasil.
Dos consumidores que são influenciados:
  • 40% seguem a recomendação dos mecânicos,
  • apenas 20% são influenciados pela mídia (notícias, propagandas, etc).
Isso prova a força da autoridade.  Interessante, né???

6. Escassez
O que é raro é caro (e bom).
Quando menos disponível, mais valioso.
A famosa lei da oferta e da demanda.  Se a oferta é pequena (escassa) e há demanda o bem se torna mais caro e desejado!
Isso é extremamente utilizado no marketing: “vagas limitadas”, “últimas unidades”, “só até amanhã”.  Muitas vezes de forma mentirosa...rs...
Já passou por isso?  Vc que comprar um apartamento e gosta muito de um imóvel, aí o corretor diz que tem mais alguém interessado, como só tem um disponível vc corre para assinar.  Eu já... ;-)
Se há muita disponibilidade do produto a pessoa pensa que pode comprar depois,já a escassez acelera e influencia o desejo de comprar.  Até pq muitas vezes a escassez é devido ao sucesso, que remete a outro aspecto que falamos antes que é a Prova Social.

Resumo Final:
Os 6 comportamentos automáticos das pessoas:
1. Reciprocidade: As pessoas se sentem devedoras quando recebem algo (legal ler outro texto que escrevi para entender melhor esse ponto, clique aqui).
2. Compromisso e Consistência: quanto mais público for o compromisso, mais difícil de mudar.
3. Prova Social: quando várias pessoas fazem algo, a tendência dos demais é fazerem também (exemplo: restaurante cheio).
4. Afinidade: as pessoas preferem dizer sim para quem elas conhecem e gostam. 
5. Autoridade: as pessoas seguem as autoridades no assunto.
6. Escassez: coisas mais raras valem mais.

Por hoje é só... espero que tenha gostado, que te seja útil e que vc use essas ferramenta para o bem!!!!
Muito obrigado por ter lido ;-)

Forte abraço e uma ótima semana!!!
João Paulo Pacifico

Resolvendo alguns probleminhas de KAZA...

        Quando os nossos empregados "Políticos",  começarem a prestar serviços para a comunidade brasileira como qualquer outro funcionário "público",  e nós os empregadores começarmos a supervisioná-los,  cobrá-los e controlá-los,  exigindo que cumpram os horários corretamente,  checando suas "folhas de ponto",  cobrando suas justificativas quando se ausentam do trabalho e etcétera e tal,   aí sim poderemos vislumbrar um novo horizonte,  confiante num crescimento gradativo e progressivo para nossa nação,  como "TODOS" deveríamos estar comprometidos e sonhando com.

Considerações sobre o BRASIL: o que ELES acham de nós e o que estamos FAZENDO pelo nosso PAÍS.

Texto retirado do Linkedin:

Somos tupiniquins, of course - Financial Times fala (bem) mal do Brasil

Somos tupiniquins, of course - Financial Times fala (bem) mal do Brasil Carlos Eduardo Caetano Carlos Eduardo Caetano Administrador de empresas e autor do blog Kadduka, denadaumpouco Seguir Somos tupiniquins, of course - Financial Times fala (bem) mal do Brasil 24 de set de 20157.417 visualizações247 pessoas gostaram66 comentáriosCompartilhar no LinkedInCompartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter Antes de qualquer coisa, explicando a imagem acima: passistas de escola de samba contratadas pelo IPEA (sim, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e a Secretaria de Assuntos Estratégicos do Rio para fechar "com chave de ouro" o 6º Fórum Acadêmico dos Brics (Set/14). Entendeu? Nem eu! Ao texto então... Lembro da multidão enfurecida quando o finado e competente Robin Willians (ator de a sociedade dos poetas mortos), em entrevista no programa de David Letterman, chateado por seu país ter perdido em Copenhague a chance de sediar as Olimpíadas 2016, disse: "Eu espero que a Oprah não tenha ficado chateada por ter perdido as Olimpíadas, sabe? Chicago mandou a Oprah e a Michelle (Obama). O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi justo”. Piada de mal gosto, claro - à la Willians, sempre ácido. Foi assim também quando o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke criticou os visíveis atrasos quando da construção dos estádios da Copa 2014: "estão mais preocupados em ganhar do que organizar a copa" , "deveriam receber um empurrão nas costas" e "pouco está acontecendo no Brasil", foram alguns dos feedbacks que, claro, não recebemos bem. Outro sinal de que as coisas não são levadas a sério por aqui foi a publicação de uma cartilha da Fifa para turistas, alguém lembra dela? Causou polêmica e foi retirada logo após ser lançada.

 Stallone também não foi feliz em uma entrevista, quando lhe perguntaram os motivos de rodar parte de Os Mercenários por aqui: "Lá você pode atirar nas pessoas, explodir coisas e eles dizem 'obrigado! E aqui está um macaco para você levar para casa". Rendeu uma retratação do astro e muita polêmica também. Passou. E para quem acha que só estou dando notícia velha, o novo programa de Fábio Porchat e Rosana Hermann, Porta Afora, apresentado no canal Multishow (terça, 22/09) entrevistou um inusitado casal, ela russa e ele francês. Quando Porchat perguntou à ele o que sabia do Brasil (em inglês), adivinhem: "que é um país bonito e tem muitos macacos". E com críticas mais coerentes e sérias, tivemos há alguns dias uma edição do britânico Financial Times. Em um editorial inteiro dedicado ao Brasil e sua situação atual, não foram poupados elogios: "uma bagunça na economia", "finanças públicas em desordem", "sistema político notadamente podre" e "o Congresso está mais focado em salvar a própria pele". Pouco animador o texto, vai mais além ao dizer que "se o Brasil fosse um paciente no hospital, seria diagnosticado como em estado terminal...". Por lá também é unânime o sentimento de não haver, contudo, substituto ao cargo: "a saída de Dilma teria um político medíocre substituído por outro". Caso tivéssemos dado mais atenção à estes feedbacks (não vi mentira em nenhum dos casos que citei), por mais cruéis que possam parecer a primeira vista, certamente teríamos evoluído em ao menos algum ponto. É assim nas organizações - ao menos nas privadas. É dever de todos estar atento aos sinais, aos movimentos. Todo e qualquer comentário tem o seu valor e merece atenção, devemos nos perguntar sempre o que motivou o outro (seja lá ele quem for, o diretor ou a tia do cafezinho) ter dito aquilo. A lista de "bons conselhos" é extensa, inclui o lutador Chael Sonnen (também "brincou" com a situação da cocaína), o rapper 50 Cent (zombou das mulheres), o crepuscular Taylor Lautner (as "atiradas" fãs), a atriz Wanda Sykes (mais prostituição), e por aí vai. Falei em bons conselhos. Sim, porque é desta forma que deveríamos encarar estas críticas: como bons conselhos. Facilita receber, facilita transformar, olhar para dentro de si e ver o que cabe atenção e o que não cabe. E se estes bons conselhos não estão chegando ainda de uma forma mais agradável aos ouvidos, é porque ainda estamos dando cabimento para o contrário, simples assim. O fato é que não aprendemos, nunca. Continuamos a fazer vista grossa para a prostituição, o tráfico de drogas talvez lucre menos apenas do que os bancos e seus altos juros, o estatuto do desarmamento não desarmou, e pagamos alto pelo show de horrores que vemos em todos os níveis de governança política do país. Aliás, dos bons conselhos que ouvi, o único penso não caber é a questão dos macacos... Este, descarto. *Obs.: comentei o texto com meu filho Pedro, 14: "pai, mas isto (a respeito dos macacos) é igual dizermos que os americanos são 'todos gordos'...". Aprendi mais uma...

Meus comentários:

Sem pessimismo!  O Brasil continuará a ser Brasil,  como os carros continuam sendo carros mesmo após tanta evolução tecnológica.  A única diferença aqui é a velocidade,  não do carro mas do avanço!
Vamos crescer,  vamos mudar sim,  eu acredito nisso,  mas o Brasil continuará sendo o nosso Brasil,  mas muito,  muito melhor do que é hoje.

Não existe segredo para isso,  é só olhar para a tartaruga,  ela vai a qualquer lugar que quiser, independe de sua capacidade de locomoção,  seja na terra ou na água.  Temos que continuar perseguindo o objetivo que é melhorar nosso BRASIL!

Temos que continuar nossa luta interna contra corrupção, falta de informação fidedigna e transparente para a população e uma cobrança ativa aos camaradas congressistas que nós colocamos lá.  Se você contrata uma pessoa para realizar um serviço qualquer,  vai deixar a supervisão para seu vizinho fazer?

Chega de moleza,  preguiça e reclamação,  ahhh e acima de tudo de querer tirar proveito das situações e pessoas quando tais momentos aparecerem,  lembre-se desta simples fórmula:

Quando você se dá bem numa situação qualquer,  uma outra pessoa perdeu!
Se esta situação foi forçada, imposta ou fruto de manipulação,  com certeza que uma outra pessoa vai perder e muito!
A fórmula correta é:  todos trabalhando juntos, cada um com sua contribuição (peso) de acordo com sua condição social,  financeira e educacional,  pois no final das contas o que realmente importa?  

Para mim é um PAÍS melhor para todos,  não há aqui lugar para egoísmo doentio!

Tentando acertar... Não podemos desistir!

"Se hoje estou caminhando sem saber onde chegar, é porque saí de casa sem roteiro traçado!"

Tá legal,  acontece com todo mundo.  Hoje esqueci de tomar o remedinho pra memória!  Engraçado é que não me lembro de já ter esquecido...

O Universo é perfeito,  nossa imperfeição é o fator k dessa misteriosa equação.  Por quê tenho que ser imperfeito?

Demônios

"Os únicos demônios neste mundo são os que perambulam em nossos corações, e é aí que as nossas batalhas devem ser travadas." Maha...